Olá Pessoal!

Todo mundo seguindo firme no #desafiodocloset?

Pois hoje vamos dar uma dica pra ajudar os participantes do desafio a repensarem a quantidade de peças de que realmente precisamos no nosso guarda roupa.

Temos recebido muitas perguntas sobre qual a quantidade de peças ideal para termos um guarda roupa funcional, já que ultimamente temos recebido cada vez mais noticias de armários cápsula, onde cada inventor do seu próprio armário jura que consegue se vestir bem com pouquíssimas peças (tem a blogueira que escolhe 37 peças por estação, e a jornalista que fechou seu armário cápsula em 45 peças, além de muitos outros casos por ai.

A verdade é que não existe uma quantidade de peças ideal, pois isso vai depender do seu estilo de vida, espaço, disposição para abrir mão de peças “supérfluas” e etc (se animou? Aqui tem umas dicas, em português, de como começar a montar o seu).

Mas existe uma proporção ideal, e é isso o que vamos ensinar a vocês hoje.

Imagine se você fosse trabalhar, nos 5 dias úteis da semana, com a mesma parte de cima e cada dia com uma parte de baixo diferente:

Estranho, né? Parece que você foi trabalhar todos os dias com a mesma roupa…

Agora, imagine se você usar a mesma parte de baixo to-dos-os-dias da semana e for alterando a parte de cima:

Notaram a diferença?

Por isso, a proporção que entendemos ser ideal, em média, é de 5 partes de cima para cada parte de baixo.

Claro que isso é uma média e você vai ter partes de baixo que vão combinar com muitas partes de cima (mais do que 5) e outras que vão combinar com menos (e se esse número for menor do que 3, essa peça está praticamente encalhada, mas isso é assunto pra outro post, rs). Essa proporção vai garantir que seus looks, por mais que você repita peças no desafio do closet, pareçam variados (para você e para os outros).

Ah, como partes de cima considere: blusas, camisas, blazers, coletes, jaquetas. E como partes de baixo entram: calças, saias, bermudas, shorts, peças únicas (vestidos, macacões, macaquinhos, jardineiras, etc.).

Então, aproveitando quem está no desafio do closet e repensando seu guarda roupa, vai lá no seu e conta quantas partes de cima e de baixo você tem. E, se ao final do #desafiodocloset você perceber que a proporção está muito diferente da ideal, que tal tirar umas peças de lá e abrir espaço pra energia fluir melhor e para que seus olhos possam ver com clareza tudo o que você tem?

Beijo grande,

 

Olá! Seu comentário é importante, deixe algumas palavras...