A fraude usada para fraudar
Estimava-se ter mais de 50 milhões de perfis falsos nas redes sociais. Fotos publicadas vindas de bancos de imagens, muitos seguidores e poucos perfis sendo seguidos por eles, fotos tiradas em diferentes lugares em um curto espaço de tempo, nenhum vídeo self que permita identificar seus proprietários, são apenas alguns sinais de falsidade do perfil.
As redes sociais se tornaram a maior plataforma de negócios, em especial para os empreendedores individuais. Eu mesma faço das redes uma vitrine de todo o trabalho que desenvolvo fora delas, atraindo mais oportunidades de negócios. Fenômenos surgem a partir delas e esses conseguem em pouco tempo competir em um mercado que seria de gigantes. Nelas, pessoas falam com pessoas, compartilham produtos e serviços em formato de experiência, mobilizando assim bilhões – de pessoas e de dinheiro.
Mais do que o número de curtidas em um determinado conteúdo publicado, o engajamento da comunidade interessada nesse conteúdo acaba por chamar mais atenção, atraindo outros dispostos a experimentar do mesmo benefício ali comentado. Isso vale da maquiagem ao mundo dos investimentos. Não à toa, as marcas que contratam influenciadores para divulgar seus produtos, andam mais interessadas no número de comentários e a qualidade deles nos posts do que nas curtidas.