A divina comédia do INSS
O documentário ‘INSS: A Bomba Relógio do Brasil’ tem o intuito de dar visibilidade a esse gargalo sistêmico que envolve o sistema previdenciário no Brasil. Ele traz a visão de especialistas sobre os desafios e complexidades enfrentados pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Fazia um tempo que não ia ao cinema. Para o desespero dos cinéfilos, confesso que prefiro assistir um filminho no conforto da minha casa. Arrisco a dizer, que esse seja disparado um dos meus programas preferidos. Só mesmo quando o filme é bom, me rendo e vou ao cinema. Nessas ocasiões, raramente me arrependo, devo admitir. Me jogo e curto o programa por completo. E vale tudo. Da comédia ao drama e tudo mais que estiver entre esses dois extremos. No começo desse mês foi uma dessas ocasiões.
Fui convidada para a pré-estreia de um documentário e o programa todo foi bem peculiar. Primeiro porque eram 10h da manhã de uma terça-feira. Não me lembro de ter ido a qualquer cinema num horário desses. Segundo, porque sai de lá convicta de que acabara de assistir a um drama – daqueles de fazer chorar qualquer a plateia – e não um documentário como tantos que já assisti na vida, dado que me senti, como brasileira contribuinte, parte integrante do elenco.