As bizarrices e benefícios do turismo médico
Essa pratica chega a movimentar mais de US$ 1 bilhão por ano no mundo. Os setores de hotelaria, alimentação e transporte são, além dos da saúde diretamente, alguns dos beneficiados por tal prática. O Brasil é um dos principais destinos desse tipo de turismo.
Confesso que adoro assistir programas de TV, do tipo reality. Os de reforma e decoração são os meus preferidos. Mas gosto também dos de competição de confeiteiros, de estilistas, maquiadores, organização e tantos outros. Tem alguns de gosto duvidoso na lista como os de pessoas acumuladoras, muquiranas, daquelas que lutam contra a obesidade mórbida e os de cirurgias plásticas.
Sobre esse último tema, o que mais gosto é o Botched (Fiasco, em português), do canal por assinatura E!. Ele se passa na Califórnia, EUA e mostra a rotina dos médicos Terry Dubrow e Paul Nassif na correção de procedimentos cirúrgicos que deram totalmente errado. Eles são uma espécie de instância de apelação dos casos mais desesperadores provocados por profissionais não tão profissionais assim.