Metas financeiras que você deveria ter em 2025

Se 2024 foi o ano de fazer o possível, e as coisas não saíram como o esperado, 2025 tem de ser o ano de fazer o necessário. Aliás, torne essa a principal de todas as suas metas.

Tempos atrás escrevi aqui um texto que dizia que uma meta sem um plano é apenas um sonho. E é bem verdade. Meta é algo que todo mundo sabe que precisa. Mas saber é uma coisa, definir e cumprir já são outros quinhentos.

Metas de saúde, carreira, viagens e, claro, finanças pessoais começam a fazer parte dos planos nessa reta final do ano. Porém, uma meta para ser efetiva precisa de alguns elementos importantesEla tem de ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Pelo menos é o que diz o conceito SMART, criado por George T. Doran. Ele descreveu pela primeira vez tal conceito em 1981, no artigo There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives. Traduzindo, significa que “Existe uma maneira S.M.A.R.T – esperta – de escrever metas e objetivos de gestão.” Lendo assim, a definição de metas pode parecer ser uma tarefa fácil, mas exige muito fosfato queimado. Começando por saber separar o urgente do importante, entender a hierarquia dessas prioridades e ter muita disciplina para que elas se desdobrem em planos e deixem de ser meros sonhos.

Inscreva-se no meu blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.