Na maré mansa, qualquer barco navega
Enquanto os Baby Boomers foram beneficiados por uma maré econômica mais mansa, as gerações Z e Alpha vão precisar construir os próprios barcos para conseguir navegar em águas muito mais revoltas.
Na semana passada, participei de um papo superinteressante com um grupo de aposentados de um fundo de pensão. Eram cerca de 60 pessoas que foram em uma manhã bastante chuvosa ouvir sobre como fazer melhor uso do dinheiro poupado ao longo de uma vida, agora na fase de aposentadoria.
Me preparei dias para aquela conversa. Queria sensibilizá-los sobre a importância de serem diligentes com os gastos nessa fase da vida, sabendo que qualquer escolha errada pode comprometer décadas de esforço. Mas não queria deixar de reconhecer o esforço daquele seleto grupo de pessoas que consegue, de alguma forma, desfrutar de tranquilidade financeira conquistada com empenho de uma vida toda de trabalho e economia. Embora tenha saído de lá com a convicção de que entenderam os desafios e as correções de rota necessárias, reflito desde então sobre os desafios daquela geração em comparação àquelas que virão.