Nunca é cedo demais para se endividar
Atualmente são mais de 8 milhões de jovens que têm alguma dívida em atraso. O valor médio dessa dívida é de R$ 4.200. Segundo a Serasa, 398 mil jovens com menos de 25 anos recorreram a plataforma Limpa Nome da empresa para renegociar suas dívidas em atraso. Esse número é 66% maior do que o registrado em agosto de 2021 e 33% em comparação com janeiro deste ano.
Comecei a trabalhar muito cedo. Tinha 14 anos, para ser mais precisa. Era uma época que não havia problema uma menor de idade trabalhar. Durou pouco tempo, não fui registrada, mas valeu como primeira experiência. Mudamos para São Paulo e logo precisei correr atrás de um novo emprego. Consegui um, desta vez de carteira assinada e tudo. No dia 11 de Maio de 1989, aos 16 anos, com um salário de cento e noventa e cinco cruzados novos comecei a trabalhar como ajudante de minimercado.
Anos mais tarde, aos 19 anos, ingressei no que seria meu primeiro emprego no mundo corporativo. O dinheiro começou a entrar na proporção que cresciam as contas para pagar, e isso bastou para eu me tornar uma jovem endividada. Me lembro até hoje do sufoco que foi para conseguir quitá-las e voltar a ter o nome limpo na praça.