Papai, mamãe não dá nenhum tostão
É crescente o número de casos de filhos que, mesmo mais velhos, continuam na casa dos pais, que estão ainda mais velhos (muitos na casa dos 80, 90 anos), sendo sustentados, atrapalhando muito os planos de uma velhice tranquila daqueles que o gerou.
Nos últimos tempos, as músicas têm me inspirado por aqui. Como não se inspirar? Registro aqui minha admiração aos poetas compositores e meu agradecimento por me ajudarem na tarefa de colunista.
A música de Arnaldo Antunes e Tony Bellotto, Família, me veio a cabeça assim que soube do caso de uma mãe septuagenária italiana que ganhou na justiça o direito de expulsar os dois filhos quadragenários de casa. Posso imaginar o reboliço causado por tal decisão. Ela alegou a justiça que havia tentado inúmeras vezes fazer com que os filhos de 40 e 42 anos saíssem de casa e tocassem a própria vida, mas que por todas as tentativas terem sido fracassadas ela partiu para uma atitude extrema de recorrer a um tribunal para dar cabo da situação. Apesar de ambos os filhos trabalharem, eles viviam às custas da mãe idosa, não contribuíam com as tarefas básicas da casa e ficavam o dia todo em frente da TV.