A Pergunta:

Boa tarde!

Vi na pagina do instagran “Dinheiro com atitude” o espaço para duvidas e decidi enviar a minha, espero que possam responder!

Tenho 23 anos, me chamo Cilandia e apesar da pouca idade, já estive em grandes problemas financeiros, tranquei 3 cursos na faculdade porque sempre me endividava  com cartão de crédito, e não conseguia conciliar todas as dividas, após dois anos presa acertando as burradas, consegui retomar os estudos, limpar o nome etc…

Agora estou estudando a possibilidade de fazer um consorcio de imóvel, porque tenho dificuldade em guardar o dinheiro, na realidade não entendo muito bem como funciona e esta é a duvida… No que consiste um consorcio? É viável? Vale a pena?

Porque financiar hoje em dia esta muito difícil… E guardar o dinheiro vai levar muitos anos, além deste servir como “step” nas horas do aperto…

Poderiam me ajudar?! Obrigada!

A resposta:

Oi Cilandia…
Antes de entrar diretamente na sua pergunta, lembre-se que qualquer tipo de dívida é uma forma de você antecipar um consumo, e que você vai pagar por isso. Ao contrário, poupar vai te beneficiar com uma rentabilidade que te ajudará a fazer aquele consumo no futuro. Se você acha que vai demorar muitos anos para guardar o dinheiro para comprar o imóvel, já fez as contas de quanto tempo vai ficar pagando pela sua dívida, seja ela de que formato for? Cuidado para não entrar em um compromisso sem fazer exatamente as contas de quanto vai comprometer de seu orçamento, pensar no que fazer em caso de imprevistos (desemprego, doenças e outras coisas que possam te atrapalhar no caminho).

Respondendo objetivamente à sua pergunta, consórcios são grupos de pessoas que se juntam com o propósito de adquirir um bem por meio de autofinanciamento, com prazo de duração e número de quotas determinados de antemão. Cada consorciado paga uma quota a cada mês. Para comprar o bem desejado deve ser contemplado com uma carta de crédito, que será obtida por sorteio (entre todos os consorciados) ou por lance (quem der o maior lance no mês, leva). De uma forma bem generalista, é financeiramente interessante para quem é sorteado antes da metade do prazo ou para quem tem dinheiro para dar um lance logo.

Faça direitinho suas contas, e planeje-se bem para não ter surpresas desagradáveis. Bom trabalho e boa sorte!

Um abraço,

Caco

Inscreva-se no meu blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.