A revolução digital não é mais novidade para ninguém, mas foi há pouco tempo que começamos a notar o que de novo ela nos trouxe e quais as contraindicações e reações para nós, consumidores de grande intensidade.

É indiscutível que os benefícios são enormes, mas como tudo na vida, há pros e contras, ônus e bônus.

Dentro da minha área, de Marca Pessoal, posso fazer uma análise mais apurada – a revolução trouxe uma nova mídia, mas que não veio sozinha! Como um novo veículo de comunicação ela veio lotada de novos comunicadores, estes que não foram educados e treinados para falar com a massa, assim como os já formados jornalistas e profissionais da área de comunicação. O resultado disso é sentido pelas redes sociais.

Vou dividir com vocês as minhas percepções!

Primeiro ponto: o comportamento do consumidor mudou! Hoje, não seguimos mais empresas, mas sim pessoas. Pessoas representam uma empresa e levam sua reputação aos ventos, o que antes era controlado pela própria empresa. Ou seja, qualquer atitude que não esteja condizente com os princípios da organização pode abalar a sua imagem, já que estão associando os dois.

Eu vejo uma vantagem e uma desvantagem, da mesma forma que temos muito mais pessoas para falarem algo que não é condizente com a empresa, temos também a chance de ter muito mais pessoas falando bem! O que é necessário agora é treinar esses novos comunicadores para que estejam preparados para se expor. Da mesma forma que uma agência de publicidade, por exemplo, trabalha a comunicação, sabendo exatamente o que deve mostrar e o que é bom para a marca.

E como podemos fazer isso? Contratando “agências” para ensinar as pessoas a melhor maneira de se comunicar! Os famosos gestores de Marca Pessoal.

Para os que confundem Marca Pessoal com “se vender”, saibam que é o marketing pessoal que faz esse trabalho! A Marca Pessoal faz a pessoa se apropriar da habilidade de olhar e ajudar o próximo com uma comunicação mais assertiva e empática, o que melhora outras áreas como feedback, networking, liderança e reputação – pré-requisitos necessários para muitos, principalmente, para quem está dentro das organizações. Neste caso, a empresa não está interferindo na vida pessoal de ninguém, apenas dando a oportunidade deles se desenvolverem e serem pessoas melhores.

Segundo ponto: hoje qualquer pessoa tem a oportunidade de mostrar o seu serviço/produto, antes algo caro e só para empresas de grande porte. O que de fato acontece é que esses novos comunicadores têm a ferramenta necessária, mas falta a expertise para fazer isso da melhor forma e acabam, assim, se expondo de maneira equivocada por não terem noção do impacto que isso terá.

A grande questão aqui é que eles foram habituados a conversar com um pequeno número de pessoas e falar com a massa é diferente! É preciso entender que existem outras crenças, valores e histórias de vida e que algo pode acabar atingindo a dor do outro e isso prejudicar sua imagem e, principalmente, a da empresa.

Contudo, em meio à revolução digital, apareceu um outro movimento: temos que ser autênticos. Porém, ser autêntico não é falar o que quer a hora que achar que deve. Existe uma confusão entre autenticidade e falta de respeito com o posicionamento do outro e a não preservação da sua imagem. Autenticidade é ser verdadeiro e comprometido com seu propósito, desde que isso não prejudique e nem agrida ninguém. O ponto aqui é: falhar na hora de olhar para o outro.

De forma geral, foi dado o microfone para quem não tem habilidade para cantar! Mas, nem tudo está perdido! Todos podem aprender e se aprimorar, qualquer que seja o assunto ou a área em questão. Começar a educar as pessoas pela empatia, autoconhecimento, congruência e consistência pode ser o melhor caminho para que a reputação de todos seja preservada. E mais, seja melhorada!

Meu conselho para as empresas e para as pessoas é invista nesse conhecimento! A Marca Pessoal vai te aprimorar como pessoa e melhorar a vida de todos ao seu redor! Lembre-se a sua imagem fala mais que mil palavras!

Por Gisele Gaspar

 

Gisele Gaspar, comunicóloga, Practitioner e Master Practitioner em PNL e Consultora De Imagem. Instagram: @giz_sptreinamentos

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