Tem gente deixando o gás ligado para economizar no fósforo
Essa frase sintetiza e ilustra muito bem a contabilidade mental que fazemos na hora de olhar para as nossas finanças. As motivações para isso são variadas: desatenção, desconhecimento, desespero, sabe se lá mais o que.
“Economizando fósforo deixando o gás ligado”. Essa frase não é minha. Embora quisesse muito que fosse, não é. Não me lembro ao certo quando a ouvi pela primeira vez ou quem a falou, mas ela passou a fazer parte do meu repertório. Gosto da forma como sintetiza e ilustra a contabilidade mental que fazemos na hora de olhar para as nossas finanças. As motivações para isso são variadas: desatenção, desconhecimento, desespero, sabe se lá mais o que.
Nessa semana a Serasa divulgou o Mapa Serasa de Crédito, com alguns dados bem interessantes sobre o perfil de quem busca por crédito no Brasil, os motivadores que levam as pessoas a recorrer a esse instrumento e até as taxas praticadas para cada modalidade de crédito. Os dados foram extraídos da plataforma Serasa Crédito – uma espécie de marketplace faz a ponte entre as instituições que oferecem e as pessoas que precisam de crédito – e da pesquisa feita pela Opinion Box com 5.012 usuários.